quinta-feira, 3 de abril de 2008

Exposição no Eva Nil com Ricardo Paiva

Ricardo Paiva em:
"As Cores de um povo", uma Exposição no Eva Nil a partir de 15/04 - com noite de lançamento às 20h.

AS CORES DE UM POVO

Vivendo em um mundo tão moderno e com grandes avanços tecnológicos não é difícil perceber o quanto temos evoluído em vários setores de nossa vida. Por outro lado, sutilmente, paralelo a essa evolução da era moderna, traços culturais importantes, que marcaram e marcam nossas vidas, vem desaparecendo.
Pensando nisso surgiu em mim, a idéia de criar uma exposição que despertasse nas pessoas o interesse pela cultura popular e naqueles que ainda possuem esse espírito fazer com que não o percam.
Através de minhas pinceladas faço um resgate do tempo em que as crianças brincavam na calçada, as escolas de samba encantavam com suas cores, tempo em que as pessoas se aglomeravam para ver as Folias de Reis, Mineiro Pau, o Boi Bumbá “onde estarás?”. Inúmeros exemplos de culturas que com a alegria das cores, a ginga do samba, ensinam e encantam nosso povo.
Acredito e sei que o progresso é fundamental, porém, tenho uma preocupação em reforçar minha tese de que o fundamental é não perder de vista estes tesouros culturais.
Que essa exposição possa, então, cumprir esse objetivo de não deixar cair no esquecimento nossa rica cultura, a cultura do inspirado povo brasileiro. (Texto Ricardo paiva)

RICARDO VIEIRA DE PAIVA

- Iniciou-se nas artes plásticas em 1990 com o professor Adir Resende;
- Trabalhou com cerâmica e a técnica de pintura a frio em 1992 com Aquiles Branco;
- Trabalhou como carnavalesco em várias escolas de samba de Cataguases e região, tendo até uma pequena passagem pela Portela do Rio de Janeiro;
- Trabalhou como instrutor de Artes e Ofícios pela prefeitura e pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto;
- Trabalhou com o grupo G.P.to Teatro de Bonecos durante 04 anos tendo até representado o Brasil em 2004 no Festival Internacional de Bonecos, em Belo Horizonte;
- Foi aluno de Gustavo Noronha e Paulinho Polika ambos integrantes do Giramundo, um dos maiores grupos de teatro de bonecos da América Latina;
- Fez trabalhos de cenografia em diversas peças teatrais;
- Atualmente é coordenador do Projeto Integração Papel Marchê do Instituto Francisca de Souza Peixoto.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Felicidade - Alegria - Prosperidade - Fé - Otimismo - Harmonia - Paz - Amor - Qualidade de Vida :) Casada com Thiago, mãe do Rafael, sou MONIQUE COSTA GARDINGO LACERDA mgardingo@gmail.com FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduação em Comunicação Social - Jornalismo. Pós-graduações lato-sensu: 1.Administração e Marketing. Gestão Estratégica, 2.Comunicação, Marketing e RH;

Um com Deus!

Deus está aqui... tão certo como o ar que eu respiro, tão certo como o amanhã que se levanta... tão certo como eu te falo e podes me ouvir!