sábado, 22 de março de 2008

Adesivos de vinil viram ‘hit’ na decoração de paredes

Matéria retirada do site G1
Patrícia Araújo Do G1, em São Paulo

Decoração alternativa vem conquistando espaço nos apartamentos paulistanos.
Peças de aplicação fácil podem ser achadas por preços que variam de R$ 50 a R$ 500.


Nada de pintura nova, pátina ou quadros. Há cerca de sete meses, a comunicadora visual Patrícia Sussikind Junqueira, de 43 anos, e o administrador de empresas João Junqueira, de 47, decidiram mudar uma das paredes de seu apartamento no bairro do Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo, utilizando uma técnica que parece ter se tornado febre nos últimos meses entre os apaixonados por decoração na capital paulista. Veja fotos de adesivos de vinil
Ao passear por uma feira de artesanato dominical em um shopping na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo, Patrícia se encantou com a figura de um passarinho em um galho. O adesivo de vinil preto era pequeno, mas ela logo o imaginou em uma proporção maior e tratou de convencer João sobre o novo enfeite. “Cheguei em casa e falei para ele: quero colocar um adesivo na parede. Ele disse: 'quer colocar aquilo que as crianças põem no caderno? Nem pensar'”, conta. Segundo Patrícia, quando o marido viu exatamente como era a decoração, mudou logo de idéia. “Queríamos uma casa mais moderna. Gostamos muito de como ficou”, disse. Depois de colocado o adesivo do tamanho desejado, a parede da sala se transformou em um dos lugares preferidos do apartamento. Uma espécie de continuação da varanda, cheia de plantas e pássaros. A satisfação foi tanta que a comunicadora já pensa em usar a técnica em outro espaço. “Estou louca para colocar outro no lavabo. Uma coisa meio indiana. De fora a fora”, disse. Os pássaros e galhos de Patrícia são apenas um dos vários temas e formatos de adesivos de vinil, cada vez mais procurados por quem quer mudar a “cara” da casa de forma fácil, rápida e com custo de médio a baixo, já que se pode encontrar no mercado figuras de cerca de R$ 50 a R$ 500.
Demanda crescente
Prova da demanda crescente desse tipo de decoração é o surgimento de novas empresas e pessoas trabalhando no desenvolvimento dos adesivos. Criada há dez anos, a MKR, empresa que atua no varejo com linhas de equipamentos e decoração para supermercado, decidiu no final de 2007 investir no novo tipo de decoração para casa. Pesquisando novos produtos, eles descobriram que, na França, os adesivos eram muito famosos e decidiram criar a Arte Parede, primeira linha da empresa voltada para o consumidor final. “Acho que os adesivos fazem sucesso pela facilidade de, se a pessoa enjoar, não ter dó de jogar fora. Se você compra uma gravura, tem pena de jogar fora. O adesivo não. Você arranca, coloca um outro adesivo e já tem um ambiente totalmente diferente”, conta Marco Antônio dos Santos, gerente de negócios da MKR, que fabrica cerca de 1.200 adesivos por mês para revenda em 15 pontos em São Paulo e na Região Sul.

César Oliveira começou a fazer adesivos de parede há dois anos (Foto: Patrícia Araújo/G1)
De acordo com os fabricantes, o adesivo pode ser facilmente instalado em qualquer superfície lisa. Basta tirar da embalagem e colar no ambiente desejado, desde que ele esteja limpo. No caso de parede, como a superfície é porosa, não há risco de formação de bolhas. Mas os fabricantes também defendem a instalação dos adesivos em geladeiras e outras partes da casa como janelas. Nesse caso, tem quem defenda a ajuda de uma espátula na hora da aplicação ou furos com uma agulha na área onde a bolha foi formada. “Dá uma vida a uma geladeira toda branca”, afirma Santos.

Praticidade
A praticidade também é defendida por César Oliveira, de 35 anos, que desde 2000 trabalha com adesivos. Os de parede começaram a ser confeccionados por ele há dois anos. Com a marca Ilumina Design, ao lado da namorada e de um ajudante, ele produz em uma estrutura caseira, que conta com dois computadores e uma máquina plotter, cerca de 500 adesivos de parede por mês. O material é vendido em uma feira dominical de um shopping na Zona Oeste e em outros cinco pontos de venda na cidade. “Com o adesivo, as pessoas têm uma maneira fácil de interagir com a parede. Podem fazer uma decoração sazonal também e não é muito caro”, afirma.
Lado lúdico
Elisa e Joana dos Santos Rosa apostam no lado lúdico dos adesivos de parede (Foto: Patrícia Araújo/G1)
Elisa e Joana dos Santos Rosa - mãe e filha - são criadoras da empresa I-Stick, que desde março de 2007 desenvolve e vende adesivos de parede em shopping de São Paulo. Para elas ,o que tornou a decoração um sucesso foi o lado lúdico que ela desperta nas pessoas. “O adesivo desperta o dom artístico das pessoas, mas de forma acessível, já que é fácil de aplicar”, conta Elisa. A empresa, que trabalha com 108 modelos de adesivos, tem uma produção mensal de 3 mil kits de vinil. “O adesivo permite a interatividade. Todas as nossas peças são pelo menos um pouco interativas. A pessoa pode montar do jeito que mais gosta. Isso é muito legal”, diz Elisa. Serviço I-Stick http://www.istickonline.com/ Shopping Morumbi (11) 5189.4506 Shopping Iguatemi (11) 3031.3501 Arte Parede http://www.arteparede.com.br/ Av. Moaci, 175 - Moema (11) 5533-4397 / 5533-3497 Al. Gabriel Monteiro da Silva, 632 - Jd. Paulista (11) 3088-3112 / 3088-6696 Ilumina Design http://www.iluminadesign.com.br/ (11) 4105.7618
Em Cataguases, é possível solicitar o mesmo produto com tecnologia, qualidade e criatividade no atendimento - Digital Comunicação
(32) 3429-4020
atende toda a região.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Felicidade - Alegria - Prosperidade - Fé - Otimismo - Harmonia - Paz - Amor - Qualidade de Vida :) Casada com Thiago, mãe do Rafael, sou MONIQUE COSTA GARDINGO LACERDA mgardingo@gmail.com FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduação em Comunicação Social - Jornalismo. Pós-graduações lato-sensu: 1.Administração e Marketing. Gestão Estratégica, 2.Comunicação, Marketing e RH;

Um com Deus!

Deus está aqui... tão certo como o ar que eu respiro, tão certo como o amanhã que se levanta... tão certo como eu te falo e podes me ouvir!