segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Matipó - curiosidades





Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Matipó é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 17.286 habitantes. O nome Matipó é de origem indígina Match-poo que significa Milho em pó. Sua principal fonte de renda é a agropecuária com maior destaque para a cafeicultura. Possui um distrito denominado Padre Fialho popularmente chamado de "Garimpo". Os bairros mais importantes são: Centro onde está localizado a Matriz, supermercados, lojas, e a maiores dos pontos comerciais. Palhada, residencial. Bairro da Exposição, onde a cada ano é realizada festas agropecuárias. O ponto mais alto da cidade é a Serra do Bom Jesus, carinhosamente chamada de "Serrinha". O município de Matipó está localizado na região II da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais e pertence à microrregião homogênea Vertente Ocidental do Caparaó (ICA/CETEC 1997). O município de Matipó está localizado na Bacia do Rio Doce tendo como principais rios o Rio Matipó e o Ribeirão de Santa Margarida. Possui uma área de 277 km², sendo limitado ao norte pelo município de Caputira, ao sul pelos de Pedra Bonita e Santa Margarida, a leste pelos de São João do Manhuaçu e Manhuaçu e a oeste por Abre Campo. O distrito de Padre Fialho localiza-se a 15 km da sede.

Referências
Estimativas - Contagem da População 2007. IBGE. Página visitada em 14 de Novembro de 2007.
Este artigo é um esboço sobre Municípios do estado de Minas Gerais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Hino de Matipó:
Eu viajei e conheci muitas cidades importantes, E Matipó eu não te esqueci só um instante. Minha cidade é um sonho verdadeiro, Matipó é um paraíso que se eleva de bondade o ano inteiro.
Seu passado glorioso é pedestal que fortalece, Nossas vidas que estão a florescer, Matipó de gente amiga e hospitaleira, É um amor que um dia e dia vai crescer...
Se eu pudesse viver trezentos anos, Duzentos e noventa e nove Eu viveria em Matipó Onde a chama do progresso me comove.
Matipó, Matipó Matipó, Matipó É Matipó...
Autor: Antônio Hudson
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Matip%C3%B3"

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Felicidade - Alegria - Prosperidade - Fé - Otimismo - Harmonia - Paz - Amor - Qualidade de Vida :) Casada com Thiago, mãe do Rafael, sou MONIQUE COSTA GARDINGO LACERDA mgardingo@gmail.com FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduação em Comunicação Social - Jornalismo. Pós-graduações lato-sensu: 1.Administração e Marketing. Gestão Estratégica, 2.Comunicação, Marketing e RH;

Um com Deus!

Deus está aqui... tão certo como o ar que eu respiro, tão certo como o amanhã que se levanta... tão certo como eu te falo e podes me ouvir!