quinta-feira, 3 de abril de 2008

Folclore e Arte

Biblioteca Temática “Virgínio Rios”

O folclorista, escultor primitivista e floricultor Virgínio Rios fez uma doação de seu acervo para o Instituto. O acervo, em processo de catalogação, conta com revistas e livros sobre arte, cultura popular e folclore. O acervo já está disponível para pesquisas e, assim que concluída a catalogação, poderão ser feitos empréstimos das publicações.
Virgínio da Costa Rios tem 70 anos e é natural do Distrito do Glória em Catguases, onde reside. Fez seus primeiros estudos na Fazenda Rochedo e desde criança se interessou pelo Folclore. Uma criança que aos 10 anos já lia Camões, Virgínio destaca a importância do resgate e preservação do folclore no país e informa que Minas é maior celeiro de folclore no Brasil. Define o folclore como cultura, arte popular, a ciência do povo, a arte sem invenção. Segundo o folclorista, a manifestação folclórica não tem autor e é tudo o que fica, pois o que é folclórico não é passageiro. “O folclore foi fundamentado no Brasil pelos portugueses, índios e africanos”, diz.
Recentemente, junto com a equipe de Mônica Botelho, Virgínio fez uma pesquisa de campo sobre o folclore na Zona da Mata com o intuito de mapeá-lo e resgatá-lo. Fez parte do grupo, o antropólogo, residente em Leopoldina, Osvaldo Geovanini. Da pesquisa, surgiu uma publicação que pode ser encontrada nos centros culturais da cidade e na Biblioteca “Virgínio Rios”, mantida pelo Instituto.
Nota...
Mas falar do Sr. Virgínio, tem que lembrar da Dona Tereza, aquela Senhorinha linda, simpática e de café gostoso rs. É da esposa do escultor que estou dizendo... Conhecer a casa, a tranquilidade, as flores e conversar um pouco foi tudo de bom.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Felicidade - Alegria - Prosperidade - Fé - Otimismo - Harmonia - Paz - Amor - Qualidade de Vida :) Casada com Thiago, mãe do Rafael, sou MONIQUE COSTA GARDINGO LACERDA mgardingo@gmail.com FORMAÇÃO ACADÊMICA: Graduação em Comunicação Social - Jornalismo. Pós-graduações lato-sensu: 1.Administração e Marketing. Gestão Estratégica, 2.Comunicação, Marketing e RH;

Um com Deus!

Deus está aqui... tão certo como o ar que eu respiro, tão certo como o amanhã que se levanta... tão certo como eu te falo e podes me ouvir!